sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ChaPéU nÃo CaI de MODa

O protagonista do verão é o sol...sem sol a praia mia, os passeios perdem a cor, o verão não é verão...O sol é o que dá brilho à estação. Entretanto, não é por amarmos o sol que devemos tostar. E existe uma receita milenar pra aproveitarmos o melhor do sol com muita elegância: o uso do chapéu.
Tem gente que acha que é necessário ser muito audaz pra usar chapéu. Isso é um mito! O chapéu é um acessório básico e muito elegante. Se bem escolhido é capaz de deixar qualquer mulher charmosa. O chapéu não precisa estar ou não na moda. Chapéu simplesmente não cai de moda!
Pra quem tem vontade de usar chapéu mas não sabe como, escreverei abaixo algumas dicas.

DICAS

1. REGRA DE OURO

A regra de ouro é sempre escolher um chapéu em que você se sinta bem,bonita e confiante. Nada de comprar um chapéu só porque sua amiga tem uma igual ou porque pareceu bonito. O chapeú deve ficar bonito em você, e é só você quem poderá dizer se um chapéu valoriza o seu rosto ou não.

2. TAMANHO IDEAL

O chapéu deve ficar confortável em sua cabeça. Ou seja, não pode ficar apertado de modo que sua cabeça deforme o chapéu, nem folgado que fique "dançando" em sua cabeça. Pra tirar a medida da cabeça passe uma fita métrica em volta de sua cabeça, mais ou menos uns 2 cm acima da orelha. De acordo com sua medida saberá se sua cachola é P, M ou G.

XP - 52 a 54 cm

P - 55 a 56 cm

M - 57 a 58 cm

G - 59 a 60 cm

XG - 61 a 62 cm

Quanto ao tamanho das abas o que vale é a largura dos ombros. Portanto não se deve usar um chapéu com uma aba que extravaze a largura de seus ombros. Isto a deixaria muito escondida sob o chapéu, o que não é a intenção. A intenção é sempre valorizar o rosto e dar um toque de elegância e, lógico, proteger a pele do sol escaldante.

3. OS MODELOS

FLOPPY

Grandão e de abas largas e molinhas, o chapéu Floppy fica com a aba da frente um pouco caída. Combina com qualquer traje. É com certeza o mais estiloso. Fica lindo com qualquer look.
Eu tenho desses preto de bolinhas brancas da Le Lis Blanc. É o meu preferido.
 

www.nathy.com.br




 
CLOCHÊ

O mais  delicado se todos. É o chapéu feminino dos anos 20. Confere um ar retrô e feminino ao look, por isso combina com um visual mais romântico. Confesso que não tenho um clochê de verão, apenas um de feltro que comprei em Gramado. A versão de verão desse modelo é meio difícil de ser encontrada, mas caso vocês tenham a oportunidade adquiram um (e depois me contem onde).

 

www.fashiondescontrol.com.br

www.fashiondescontrol.com.br


















FEDORA

O Fedora é aquele chapéuzinho típico dos anos 20. Originalmente era masculino, mas hoje qualquer mulher pode usá-lo sem medo. Existem os fedoras de feltro e de panamá. Nem precisaria falar que no verão o feltro está abolido!



 




4. O MATERIAL

Eu nem precisaria falar que o melhor material pro verão é a palha trançada, o clássico Panamá. Pois é, Panamá não é modelo de chapéu, mas técnica de confecção do chapéu de palha. É o que refresca mais a cuca.

***

Com estas diquinhas espero vê-las de chapéu pelas ruas. Nada de imitar aquelas velhinhas que andam com sombrinha na ilusão de conseguir algum frescor brega sob todo aquele nylon.










 


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ModINhA: Sutià apArecENdO



Gente, esse negócio de sutiã aparecendo não é moda, é modinha! E de "modinha" eu já estou farta! É só colocarem na novela uma personagem usando o sutiã pra fora da blusa que todo mundo quer imitar! No exterior não sei como essa modinha começou, imagino que tenha iniciado com as celebridades que não saem das cortes de justiça, tais como Lindsay Lohan e a falecida Amy Whinehouse.  

http://www.blogers.com.br/a-moda-agora-e-usar-sutia-aparecendo/
No Brasil, foi a personagem "Norminha" da novela "O Caminho das Índias" que propagou esse look detestável. O Interessante é pensar que no exterior quem usa esse tipo de roupa são as celebridades que gostam de chocar, ou seja, a modinha não pegou nas ruas. Já no Brasil, o negócio virou febre. O que dá desgosto é que a personagem citada era a maior periguete da novela; dava boa-noite-cinderela pro marido à noite, e saia pela cidade rodar a bolsinha. Os figurinistas colocavam esse look vulgar na Norminha porque era a cara da vulgaridade da personagem. 
A personagem deveria ser repudiada pela audiência, no entanto acabou exercendo grande influência no público, que começou a imitar seu modo de vestir.  Ora, mas se nós imitamos aquilo que admiramos eu só posso concluir que infelizmente o ideal de muitas mulheres atualmente é ser periguetes. A mídia em geral reforça essa ideia, uma vez que as "celebridades" da atualidade só o são na medida em que vendem seus corpos. E nessa toada a maioria das mulheres se vulgarizam e mostram seus corpos na esperança de conquistarem homens e um lugar ao sol. Nesse contexto de atrair homens pela embalagem, e não pelo conteúdo, o mundo mergulhou nesse mar de separações, divórcios e adultérios. Pois é, uma pessoa que prende o namorado pela "carne" não pode exigir que ele ame a substância, e nem deve estranhar se logo-logo o cara enjoa da sua "carne" e vai buscar alguma outra que melhor lhe apraza.
O modo com o qual alguém se veste diz muito sobre a auto-imagem que a pessoa tem de si, bem como com o modo pelo qual quer ser vista pelos demais. Portanto, sejamos espertas e usemos o bom senso. Não copiemos tudo o que vemos por aí, pois temos coisas muito melhores pra nos inspirarmos!
Últimas palavrinhas sobre lingerie: Lingerie é roupa interior, ou roupa de baixo. Ora, se é de baixo não é de cima, se é interior não é exterior! Roupa interior é o que dá sustentação à roupa de cima, serve pra proteger as partes mais íntimas das pessoas de modo a evitar que o roçar dos tecidos pesados machuquem essas partes sensíveis. Resumindo: A lingerie é o backstage, não é comissão de frente! 
Agora convido a todas a refletirem comigo sobre alguns looks com lingerie aparecendo:
                                                                                                                                                                                                                              


http://srtamargarida.blogspot.com/
 


 
1) A Victoria Beckham costuma ser muito elegante e eu sou fã do estilo dela. Porém, como ela é artista e vive de mídia,  faz de tudo pra chamar atenção, apelando inclusive pro uso deste modelito no VMA.
Como ela é famosa ninguém reclama. Mas se imaginem vendo uma anônima na rua com esse outfit. Sejam sinceras, o que vocês pensariam? Com certeza que se trataria de uma "senhora da vida", uma "mulher de ninguém".
O que dá dó é que muitas adolescentes - e um número cada vez maior de adultas desmioladas - copiam as bobagens que as famosas fazem na ilusão de serem consideradas bonitas como elas e assim denigrem sua imagem perante as outras pessoas.










2) Os looks abaixo seriam bonitinhos, não fosse os sutiãs aparecendo. Reparem como a lingerie pra fora tira o brilho da roupa e deixa com um ar meio fora de contexto.
 A primeira foto é de uma atriz americana chamada Denise Richards, e a segunda é de Lindsay Lohan.


 

http://jackienavegantes.blogspot.com/
 

3) Transparências e rendas podem ser lindas e românticas se usadas com bom senso! E justamente o bom senso foi o que faltou à Katie Holmes quando ela resolveu sair de casa com esta roupa.

http://bijouteriastmvbijoux.blogspot.com/



4) E a combinação malha podre e sutiã? O sutiã aparecendo por si só já é péssimo. Pior ainda é usar um sutiã de cor chamativa justamente querendo que ele apareça!

http://vi.sualize.us/



http://capricho.abril.com.br/

5) E se o meu sutiã for MARAVILHOSO? Aí pode?
Não! Nem que seja repleto de cristais swarowisk ou de paetês! Se o seu sutiã for lindíssimo guarde pra quem é de direito ver e não faça publicidade com a sua intimidade!



6) E se for de alça de silicone? Alça de silicone não é invisível! Não se iluda achando que ao optar por uma alça de silicone seu outfit ficará mais elegante! Todo mundo estará vendo seu sutiã e sua tentativa inútil de escondê-lo!
Alça de silicone não dá! Esqueça! Ou vai falar que os looks abaixo estão elegantes?



http://possiblemaking.wordpress.com/


http://www.hrdoblush.com/


CONCLUSÃO:

Existem diversos tipos de sutiãs no mercado e é preciso que tenhamos vários modelos nos nossos guarda-roupas. Assim, quando quisermos usar blusas de alça estreita poderemos usar um bustiê, um lib, ou mesmo tirarmos as alças dos sutiãs, pois atualmente há muitos sutiãs com alças removíveis no mercado. É bom também que tenhamos ao menos um sutiã cor da pele pra usarmos com roupas mais claras.
Pra usar com blusas de malha podre o legal é termos umas regatinhas básicas, por exemplo, uma preta e uma branca. Quando nos movermos o que as pessoas verão serão as regatas, e não os sutiãs. E terão uma imagem de elegância e não de vulgaridade!
Antes de comprar qualquer peça nova de roupa que seja decotada ou de alcinha é preciso pensar: com que sutiã eu usarei isso? Se você não vir como usar, não compre. Afinal, de que adianta uma blusa linda que não seja usável?
E por último, tenham sim sutiãs lindíssimos, mas não ousem mostrá-los por aí! Preservem sua intimidade. Não joguem fora sua dignidade feminina!

domingo, 16 de outubro de 2011

MiX de EStAmPAS

No post passado eu já havia mencionado sobre o uso de estampas. Disse a regrinha básica pra acertar nas estampas, ou seja, misturar peças estampadas com peças lisas, pra não sobrecarregar o look. Mas, como toda regra tem exceção darei pra vocês algumas dicas de como misturar estampas com elegância. Aliás, a mistura de estampas é uma tendência forte pras próximas temporadas.
Antes de mais nada é necessário saber que bom senso é fundamental (a não ser que seu objetivo seja chocar) e pra isso sugiro que você estude seus guarda-roupas e experimente as composições. Se ficar muito insegura, use a regrinha básica das estampas, ou seja, uma peça lisa. Não é porque o mix de estampas seja a tendência que todas devamos aderir. Afinal, elegância não é só uma questão de roupas, mas de atitude! Então não importa com o que nos vistamos devemos sempre nos portar com dignidade e feminilidade, pois é isso o que torna uma mulher charmosa!
Agora vamos às composições de estampas:

Composição 1 - Mix de estampas iguais
Pra começar misture peças que tenham a mesma estampa mas com colorações ou tamanhos diferentes.
Ex. listras largas e finas, poás grandes e pequenos, etc.


http://www.oimoda.com.br/











Mesmas flores, cores diferentes (Triton).

























O mesmo xadrez em cores direfentes da TNG. 
Obs. Uma legging deixaria o look mais elegante.
















Poás aqui e acolá!












 

 
Composição 2 - Estampas diferentes, cores iguais

  O look fica lindo quando as duas estampas são das mesmas cores (e de preferência mesmo tom)!
    


http://www.thesartorialist.com/
 





Este look está lindo!
Muito harmônico na composição das cores. O azul das flores está presente em algumas linhas do xadrez do vestido.

 

http://www.thesartorialist.com/
 













Este também está um show!
Ficou muito elegante a mistura de estampas pretas.
E ela deu uma boa quebrada com a carteira (também listrada) e o batom vermelho!






Michael Kors:

http://www.millionlooks.com/

DKNY:
http://www.abril.com.br/
                         
 Composição 3 - Uma estampa neutra, outra mais chamativa.

Um jeito bem delicado de fazer a mistura de estampas.

lemodedepriscilla.blogspot.com






O xadrezinho do camisão é muito discreto por ser de um tom claro.
Ficou harmonioso com as florezinhas da calça.
 

Nestes looks vemos o uso dos listrados (mais neutros), que dão um toque mais classudo ao look. Quem sabe até as advogadas de plantão não conseguem se inspirar neles?  
http://www.manequim.abril.com.br/
 
http://www.vogue.globo.com/


http://www.juliapetit.com.br/

















quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PrIMAverA TrOPicAl


Flores pra primavera? Existe coisa mais manjada do que isso? Pra quem já cansou de estampas florais e quer dar um inovada nesta temporada coloco algumas peças que tem tudo a ver com a estação, mas que fogem das óbvias florzinhas.








No exterior alguns já haviam investido no tropicalismo.
Vejam o vestido da inglesa Mary Katrantzou










Pedro Lourenço arrasou no SPFW ao trazer estampas de paisagens e passáros da nossa terra e dando-lhes um toque clássico. Confiram:







Também Água de Coco e Triton aderiram ao tropicalismo.

1) Água de Coco:



2) Triton




Achei muito legal o conceito da Triton, mas faço algumas observações.

a) Quanto a este macacão - lindo! - eu usaria algo pra cobrir o decote. O problema de tomara que caia é que fica a parte superior dos seios aparecendo. Fica até feio pois parece uma gordurinha. Talvez um bolerinho de crochet branco ou um lenço de cetim laranja ficariam legal aí.


b) Os vestidos abaixo são muito estilosos, também adorei! Entretando são muito curtos. Pior ainda o do meio que além de ser curtíssimo tem uma fenda! Usar peças tão curtas vulgarizam o look e desvalorizam a própria peça. Mas nada que uma legging não resolva...Vista a legging e poderá desfilar com estes modelitos em qualquer ambiente! 

 

Eu dei uma pesquisada nas grandes lojas (Renner, C&A e Marisa) e vi que eles ainda não inseriram os temas de fauna e flora tropicais nas suas coleções. Mas vamos aguardar, pois com o impulso que o Pedro Lorenço e outros grandes deram, logo mais conseguiremos ver as folhagens do Brasil em todas as vitrines!

Aqui em Londrina a Mônica Negreiros já incorporou o tropicalismo na sua última coleção:





Como usar os estampados?
A regra é nunca misturar estampas diferentes, ou estampas com listras, a não ser que você tenha um ótimo senso fashion. Eu particularmente prefiro não arriscar, então uso sempre a regrinha de ouro: uma peça estampada, a outra lisa. Se for usar uma blusa estampada, então opte por uma calça lisa, por exemplo. A peça lisa deve ser de alguma cor que já exista na estampa da outra peça, ou mesmo de alguma das cores coringas -  preto, branco, cinza ou nude.
Boa sorte pra vocês! Até semana que vem!


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

pARênTeSis

(Vocês não odeiam ouvir alguém usar a expressão "moda fashion"? Se é moda, é fashion! Hellouuuuu!!)