O protagonista do verão é o sol...sem sol a praia mia, os passeios perdem a cor, o verão não é verão...O sol é o que dá brilho à estação. Entretanto, não é por amarmos o sol que devemos tostar. E existe uma receita milenar pra aproveitarmos o melhor do sol com muita elegância: o uso do chapéu.
Tem gente que acha que é necessário ser muito audaz pra usar chapéu. Isso é um mito! O chapéu é um acessório básico e muito elegante. Se bem escolhido é capaz de deixar qualquer mulher charmosa. O chapéu não precisa estar ou não na moda. Chapéu simplesmente não cai de moda!
Pra quem tem vontade de usar chapéu mas não sabe como, escreverei abaixo algumas dicas.
DICAS
1. REGRA DE OURO
A regra de ouro é sempre escolher um chapéu em que você se sinta bem,bonita e confiante. Nada de comprar um chapéu só porque sua amiga tem uma igual ou porque pareceu bonito. O chapeú deve ficar bonito em você, e é só você quem poderá dizer se um chapéu valoriza o seu rosto ou não.
2. TAMANHO IDEAL
O chapéu deve ficar confortável em sua cabeça. Ou seja, não pode ficar apertado de modo que sua cabeça deforme o chapéu, nem folgado que fique "dançando" em sua cabeça. Pra tirar a medida da cabeça passe uma fita métrica em volta de sua cabeça, mais ou menos uns 2 cm acima da orelha. De acordo com sua medida saberá se sua cachola é P, M ou G.
XP - 52 a 54 cm
P - 55 a 56 cm
M - 57 a 58 cm
G - 59 a 60 cm
XG - 61 a 62 cm
Quanto ao tamanho das abas o que vale é a largura dos ombros. Portanto não se deve usar um chapéu com uma aba que extravaze a largura de seus ombros. Isto a deixaria muito escondida sob o chapéu, o que não é a intenção. A intenção é sempre valorizar o rosto e dar um toque de elegância e, lógico, proteger a pele do sol escaldante.
3. OS MODELOS
FLOPPY
Grandão e de abas largas e molinhas, o chapéu Floppy fica com a aba da frente um pouco caída. Combina com qualquer traje. É com certeza o mais estiloso. Fica lindo com qualquer look.
Eu tenho desses preto de bolinhas brancas da Le Lis Blanc. É o meu preferido.
![]() |
www.nathy.com.br |
CLOCHÊ
O mais delicado se todos. É o chapéu feminino dos anos 20. Confere um ar retrô e feminino ao look, por isso combina com um visual mais romântico. Confesso que não tenho um clochê de verão, apenas um de feltro que comprei em Gramado. A versão de verão desse modelo é meio difícil de ser encontrada, mas caso vocês tenham a oportunidade adquiram um (e depois me contem onde).
FEDORA
O Fedora é aquele chapéuzinho típico dos anos 20. Originalmente era masculino, mas hoje qualquer mulher pode usá-lo sem medo. Existem os fedoras de feltro e de panamá. Nem precisaria falar que no verão o feltro está abolido!
4. O MATERIAL
Eu nem precisaria falar que o melhor material pro verão é a palha trançada, o clássico Panamá. Pois é, Panamá não é modelo de chapéu, mas técnica de confecção do chapéu de palha. É o que refresca mais a cuca.
***
Com estas diquinhas espero vê-las de chapéu pelas ruas. Nada de imitar aquelas velhinhas que andam com sombrinha na ilusão de conseguir algum frescor brega sob todo aquele nylon.